O medo dos primeiros dias
Olá a todos!
Bom, este blogue esteve parado durante muito tempo. A nossa colega Ana Nobre foi quem me chamou a atenção, dizendo que era uma pena não haver novos artigos já que o tema era tão interessante. Pois bem.
Em relação àquilo que escreveste Ana, só tenho a dizer que esse teu receio é normal. Penso que todos os colegas que conheci e com quem falei acerca do assunto sentiram essa pressão de que a empresa para onde iam esperava muito deles. Eu penso que as empresas esperam três coisas de nós, sejam elas quais forem.
1-Cumprir o horário de trabalho ou a tarefa daquele dia (há empresas que não ligam às horas de saída desde que se faça o trabalho), já chegar tarde ao trabalho, eu não sou muito apologista disso, mas muitos colegas o fazem. Contudo se fores alguém que chega sempre cedo serás sempre valorizada, mesmo que não to digam directamente.
2-Conseguir executar as tarefas que te pedem, melhor será se te propuseres para ajudar no que for preciso.
3-Não faltar ao respeito do teu superior e não responderes com agressividade, procurando sempre encarar as coisas com alguma humildade (atenção que isto não é sinónimo de ser demasiadamente submisso, se existirem abusos da tua humildade tens de saber mostrar que “o outro lado” está errado).
Uma sugestão para que te destaques na empresa. Normalmente os nossos superiores gostam que os estagiários venham apresentar novos projectos, ideias ao nível do melhor funcionamento das coisas, novos produtos que se poderiam desenvolver… sei lá, o que te ocorrer
Não sei se me esqueço de alguma coisa mas penso que estas são as pedras basilares. Não é preciso estares nervosa porque nenhuma empresa te irá pedir algo que não tenhas aprendido na escola e se isso acontecer, essa empresa compreenderá que não tens esses conhecimentos e vai dar-te certamente o tempo suficiente para aprenderes.
O importante é seres uma pessoa empenhada e desenvolvida e consigas ultrapassar cada barreira a cada vez. Seres tu própria.
Terás sempre alguém que te pode ajudar, por isso não penses duas vezes quando se trata de pedir ajuda. Não hesites, porque mais vale perguntares como se fazem as coisas do que fazeres algo errado, este era um lema da empresa onde estagiei e parece-me um lema a manter. Tenta criar um bom ambiente de trabalho à tua volta. Há muita coisa a dizer mas penso que está dito o essencial.
Um grande abraço